Curso Da Semente ao Paciente

20443 - Curso Da Semente ao Paciente

As farmácias vivas foram instituídas no SUS em 2010, contemplando desde o cultivo das plantas medicinais até a dispensação de fitoterápicos para o paciente.


DESCRIÇÃO DO CURSO

O curso Da Semente ao Paciente está em sua 5ª edição e possui três pilares essenciais: o agronômico, o farmacêutico e o clínico. Sugerimos fortemente que cada programa de fitoterapia inscreva ao menos 2 profissionais, sendo um deles farmacêutico.

Este curso é realizado nas dependências da Farmácia da Natureza, incluindo o Horto de Plantas Medicinais, Viveiro de Produção de Mudas, Unidade de Produção de Droga Vegetal, Farmácia e por fim Laboratórios de Controle de Qualidade Físico-químico, Fitoquímico e Microbiológicos.

Todas as atividades serão práticas e com dinâmicas que permitirão aos participantes saírem com informações e conhecimento suficientes para a implementação do programa em seu município.

As aulas práticas presenciais ocorrerão na Farmácia da Natureza, que fica no Distrito de Jurucê, Município de Jardinópolis - SP.

Link do Google Maps:  https://goo.gl/maps/WsZGmreyDR7ocu3k8                                                                                                                                                     

 

PÚBLICO ALVO

 

Profissionais de saúde, das áreas biológicas ou agrárias envolvidos com implantação e implementação de farmácias vivas.

As vagas serão preferencialmente disponibilizadas para profissionais vinculados ao SUS.

MODALIDADES DE INSCRIÇÃO:

Para profissionais vinculados ao SUS*:

* entendem-se os profissionais do setor público, elencados em PÚBLICO ALVO.

O valor de inscrição é de R$2.500,00.

Atenção: As instruções para essa categoria constam no item PROCEDIMENTO DE INSCRIÇÃO COM DESCONTO PARA PROFISSIONAIS VINCULADOS AO SUS
 

Para profissionais não Vinculados ao SUS:

O valor de inscrição é de R$3.500,00 e estará sujeito a disponibilidade de vagas.

QUAL CONTEÚDO?

O conteúdo programático foi desenhado para estimular os participantes a compreenderem de forma prática a como adequar a Farmácia Viva do Município à RDC 18 de 2013 e mais:

- como produzir mudas de plantas medicinais - como preparar exsicatas para identificação botânica adequada
- como identificar as espécies prioritárias da Rename
- boas práticas em colheita e beneficiamento de plantas medicinais (época do ano, variação nos metabólitos, fase de desenvolvimento)
- boas práticas na manipulação de fitoterápicos (tintura, xarope e creme)
- controle de qualidade macroscópico, organoléptico e físico químico
- controle de qualidade fitoquímico (cromatografia em camada delgada)
- controle de qualidade microbiológico  

Oficinas incluídas:
- Produção de especificações técnicas para controle de qualidade
- Uso racional e prescrição de fitoterápicos

 

 

O PARTICIPANTE RECEBERÁ

- 1 Livro Manual Prático de Multiplicação e Colheita de Plantas Medicinais

- 1 Livro Formulário Fitoterápico da Farmácia da Natureza

- 1 Livro Formulário de Preparações Extemporâneas da Farmácia da Natureza: chás medicinais

- 1 Livro Farmácia Viva (e-Book)

- 10 mudas de plantas medicinais com identificação botânica

- Todas as refeições realizadas no evento (coffee-break e almoço)

- Material didático, modelo de especificações, de POP, fichas de controle de qualidade e de controle em processos, informações sobre fornecedores, dimensionamento de aparelhos entre outros

Consultoria coletiva para discussão de projeto: no último dia está reservado 4 horas de consultoria coletiva para os projetos dos municípios com toda a equipe de profissionais do curso (o tempo para cada projeto será definido de acordo com o número de projetos inscritos) 

 

PROCEDIMENTO DE INSCRIÇÃO COM DESCONTO PARA PROFISSIONAIS VINCULADOS AO SUS

Profissionais vinculado ao SUS e pagamento direto (pessoa física)

1º passo: Enviar os documentos* do profissional que fará o curso para comprovação da elegibilidade para o endereço de e-mail:  [email protected]

2º passo: Aguardar retorno do e-mail sobre a aprovação ou reprovação dos documentos enviados;

3º passo: Se aprovado, iniciar o processo de inscrição escolhendo a categoria PROFISSIONAIS DO SUS e efetuar o pagamento.

 

Profissionais vinculado ao SUS com pagamento realizado pela Prefeitura (Nota de Empenho)

1º passo: Enviar os documentos*  do(s) profissional(ais) que fará(ão) o treinamento para comprovação da elegibilidade para o endereço de e-mail  [email protected]

2º passo: Aguardar retorno do e-mail sobre a aprovação ou reprovação dos documentos enviado;

3º passo: Se aprovado:

4º passo: Aguardar retorno do e-mail com:

  • Nota fiscal para efetuar o pagamento através de depósito;
  • CUPOM DE DESCONTO para realizar a inscrição do(s) profissional(is).

5º passo: Realizar a inscrição do profissional escolhendo a categoria PROFISSIONAIS DO SUS e aplicando o CUPOM DE DESCONTO.

6 º passo: Enviar comprovante de pagamento para identificação para o e-mail [email protected].

*Documentos de comprovação de elegibilidade: Declaração do gestor público ou Holerite + Diploma de Graduação (qualquer área).

Fábio Carmona

Fábio Carmona

Coordenador do Curso Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0681372450236315

Médico pediatra, Mestrado (2006) e Doutorado (2009) em Saúde da Criança e do Adolescente, Pós-doutorado (2011) na Universidade de Harvard, Livre-Docência (2017) pela FMRP-USP, Professor Associado na FMRP- USP. Será o coordenador do curso, supervisionando a elaboração do material didático, ministrando parte das aulas, e realizando a avaliação dos alunos. Possui experiência de 12 anos na prescrição de medicamentos fitoterápicos no Ambulatório Fitoterápico Farmácia da Natureza, para adultos e crianças com diversas condições clínicas. Além disto, coordena um projeto de extensão intitulado “Modelo de atenção integral à saúde em população de baixa renda do município de Jardinópolis SP: utilização da Farmácia Viva” que conta com um a dois bolsistas da graduação em Medicina na FMRP-USP anualmente. Atualmente é Presidente do Departamento de Fitoterapia do Centro Médico de Ribeirão Preto e possui linha de pesquisa na área dentro do programa de pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da FMRP-USP. 

Ana Maria Soares Pereira

Ana Maria Soares Pereira

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3440434999860942

Pesquisadora do Departamento de Biotecnologia Vegetal da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Química Industrial graduada pela UNAERP, adquiriu experiência em química de produtos naturais no Núcleo de Pesquisa de Produtos Naturais da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP)-USP, realizou estágio no Laboratório de Cultura de Tecido da Mississipi State University, no Departamento de Agronomia sob orientação do Professor Jeffrey Krans. Obteve grau de Mestre em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em Jaboticabal, e grau de Doutor em agronomia na Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu. Coordena o curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental e
Gestão de Recursos promovido pela UNAERP. É diretora ambiental da Unidade de Conservação RPPN EcoCerradoBrasil, localizada no município de Araxá e membro do Conselho Consultivo da Estação Ecológica de Ribeirão Preto (SP). Apresenta 20 anos de experiência em produção de plantas medicinais por cultura de tecido. É docente do programa de pós-graduação (mestrado e doutorado) na UNAERP e UNESP (Botucatu) orientando projetos de pesquisa na área de biotecnologia de plantas medicinais. É responsável pela coleção de plantas medicinais da UNAERP, pelo banco de germoplasma in vitro de plantas medicinais do Cerrado e pelo projeto Farmácia da Natureza cuja finalidade é produção de fitoterápicos com distribuição gratuita.  Coordena vários projetos de pesquisas financiados pela FAPESP. É membro do Comitê Técnico Temático de Apoio à Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira.

Bianca Waléria Bertoni

Bianca Waléria Bertoni

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4514011208451262

Possui graduação em Ciências Com Habilitação Em Química Licenciatura Plena pela Faculdade Riopretence de Filosofia Ciências e Letras (1990), graduação em Química Industrial pela Universidade de Ribeirão Preto (1993), mestrado e Doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999; 2002) Atualmente é professora titular da Universidade de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Conservação de Germoplasma in vitro, atuando principalmente nos seguintes temas: planta medicinal, cerrado, banco de germoplasma, conservação, cultura de tecido e marcadores moleculares.

Ivanice Maria Cestari Dandaro

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2009397370411310

Possui graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (1993) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia Industrial, Atuou como docente da Universidade de Marília no período de 1992 a 2009. Responsável pela montagem do laboratório Farmacêutico da Universidade de Marília. Responsável pelo desenvolvimento da linha de medicamentos alopáticos bem como do memento farmacêutico
do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da Universidade de Marília. Exerceu o cargo de gerente Geral do Setor Industrial da Universidade de Marília no período de 1994 a 2009. Responsável pela elaboração e implantação do curso de Farmácia Industrial da Universidade de Marília. Responsável pela reestruturação do Horto de plantas medicinais professor Doutor Silvio José Sarti - Marília. Atuou como coordenadora dos cursos de Farmácia, Farmácia Industrial, Farmácia Bioquímica e do curso de Biomedicina no período de 2001 a 2009 da Universidade de Marília. Recebeu 21 homenagens. Atuou como docente nas disciplinas de tecnologia Farmacêutica, Farmacotécnica, Tecnologia de Fitoterápicos e Fitocosméticos, Tecnologia de cosméticos. Atuou por 18 vezes como membro comissão organizadora de eventos científicos. Orientou cerca de 50 monografias. Possui trabalhos publicados em periódicos da área, congressos e simpósios. Atuou como docente em cursos de pós graduação Latu Sensu na área de Farmácia Magistral e Cosmetologia na UNIPAR (campus Umuarama) e UNOEST (Presidente Prudente). Atualmente exerce o cargo de diretora de pesquisa e desenvolvimento da Indústria Folha Nativa Cosméticos. Possui experiência na produção de medicamentos fitoterápicos na Farmácia da Natureza

Juliana da Silva Coppede

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3877209333018491

Graduada, Mestre, Doutora e Pós Doutora em Biotecnologia pela Universidade de Ribeirão Preto. Atualmente trabalha nesta mesma Universidade; tendo sido incorporada ao Núcleo Permanente de docentes em 2020 do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia na categoria Jovem docente Permanente. Trabalhou com
diagnóstico molecular da COVID-19 na parceria estabelecida entre o Departamento de Biotecnologia da UNAERP e o Laboratório Prates Genética. Colaborou em projeto de P&D em parceria com a indústria Ourofino Saúde Animal. Tem experiência na área de Biotecnologia, com ênfase em bioensaios farmacológicos, biologia molecular, propagação e caracterização genética vegetal. Atua há 13 anos no controle de qualidade microbiológico de fitoterápicos, produzidos em farmácias vivas, sob diversas formas farmacêuticas. Recebeu os prêmios em pesquisa: Professor Doutor Francisco José de Abreu Matos (UNICAMP), Professora Doutora Elmara Lúcia Bonini Corauci (UNAERP) e Iniciação Científica Neide Lehfeld (UNAERP). Detém patente de
Composição farmacêutica fitoterápica, desde 2010. Atualmente, sua produção científica, conta com 1 capítulo de livro, 2 resumos expandidos, 3 textos em jornais, 33 artigos completos publicados em periódicos renomados e 52 resumos pulicados em eventos científicos.

Victor Carlos Doneida

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4424732461599581

Graduado em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Araraquara, com ênfase em Fármacos e Medicamentos. MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Atualmente é mestrando na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) com projeto de Análise de Custeio em Farmácia Viva pelo programa de Gestão de Organizações de Saúde. Atua desde 2014 como farmacêutico junto à Farmácia da Natureza, uma Farmácia Viva dedicada a pesquisar e distribuir gratuitamente medicamentos fitoterápicos a partir de agricultura orgânica e sustentável. Tem experiência em fitoterapia, com ênfase em produção de droga vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: colheita e secagem, metabolismo secundário, controle de qualidade e chás medicinais. Experiência de 15 anos em multinacionais farmacêuticas nas áreas de treinamento técnico, vendas e departamento médico (Medical Affairs).


20443 - Curso Da Semente ao Paciente

Opções disponíveis:
select
R$2.500,00

CERTIFICAÇÃO CERTIFICADO FARMÁCIA DA NATUREZA - FAEPA

VAGAS 12

CARGA HORÁRIA 38

INVESTIMENTO Profissionais do SUS R$2.500,00 - Profissionais não ligados ao SUS R$ 3.500,00

PERÍODO DE 22/05/2023 A 26/05/2023


Compartilhe:

  • Asaas - CréditoÀ Vista por R$2.500,00

  • Asaas - BoletoÀ Vista por R$2.500,00

  • Asaas - PixÀ Vista por R$2.500,00