21065_Curso de Especialização em Nutrição Clínica Pediátrica Avançada
DESCRIÇÃO DO CURSO
O curso de Especialização em Nutrição Clínica Pediátrica Avançada já formou mais de 100 especialistas e se consolidou como uma das melhores pós-graduações na área de Nutrição Clínica. Com excelente avaliação entre os alunos, o curso chega à sua quarta edição na modalidade de especialização.
Iniciado em 2018 no formato semipresencial e na modalidade de aperfeiçoamento, o curso foi expandido para atender às novas demandas pelo Ensino a Distância. Desde 2021, é oferecido 100% online, na modalidade de especialização, com uma carga horária total de 400 horas.
Nossa missão é tornar a prática clínica baseada em evidências científicas acessível a profissionais de saúde de todo o Brasil. Acreditamos que uma especialização a distância, com metodologia ativa de aprendizagem, deve proporcionar um ambiente acolhedor e favorecer trocas de experiências entre professores e alunos. Por isso, o curso oferece acompanhamento personalizado, com plantões de dúvidas ao vivo ministrados por professores experientes na prática clínica, enriquecendo ainda mais o processo de aprendizado.
Faça parte da nossa história!
OBJETIVOS
O curso tem como objetivo atualizar e aprofundar a prática clínica de profissionais de saúde interessados em uma abordagem transdisciplinar da nutrição clínica pediátrica, com foco no atendimento dietoterápico especializado a recém-nascidos, crianças e adolescentes com doenças agudas e crônicas.
Ao final do curso, o profissional será capaz de:
- Descrever técnicas de avaliação do estado nutricional de bebês, crianças e adolescentes.
- Identificar diagnósticos nutricionais, suas etiologias e fatores de risco relacionados ao processo de adoecimento.
- Apresentar as principais terapias e suplementos nutricionais baseados em evidências científicas para diferentes condições clínicas.
- Aplicar estratégias de educação nutricional com base na nutrição comportamental.
INFORMAÇÃO DO EVENTO
- Duração: 12 meses
- Carga horária total: 400 horas (360 horas de disciplinas + 40 horas para o TCC)
- Disciplinas: 24, organizadas em 4 módulos
- Aulas síncronas: Terças e quintas-feiras, das 18h às 20h, conforme cronograma, via Zoom (com gravações disponibilizadas através do Moodle).
- Aulas assíncronas: Disponibilizadas conforme cronograma através da plataforma Moodle
Frequência
- A presença será computada por meio da resolução das avaliações ao final de cada disciplina. A frequência mínima exigida é de 75% para aprovação.
Avaliação e Nota Final
- Ao final de cada disciplina, o aluno realizará uma prova com 5 questões de múltipla escolha.
- A nota final será a média ponderada das seguintes avaliações:
- Provas de todas as 24 disciplinas.
- Avaliação final.
- Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
- Para aprovação, o aluno deverá obter nota mínima de 7,0 na média final.
Requisitos para certificação
- Frequência mínima de 75%.
- Nota mínima de 7,0 na média final das avaliações e no TCC.
Início previsto: 06 de maio de 2025
Término previsto: 08 de maio de 2026
VALORES
Valor total do curso: R$ 11.520,00 (parcelado em 12 vezes de R$ 960,00)
- Pagamento à vista no cartão de crédito ou no boleto (25% de desconto) = R$ 8.640,00
- 3 vezes no cartão de crédito ou no boleto (20% de desconto) = 3x R$ 3.072,00 (R$ 9.216,00)
- 6 vezes no cartão de crédito ou no boleto (15% de desconto) = 6x R$ 1.632,00 (R$ 9.792,00)
Taxa de inscrição = R$ 350,00
POLÍTICA DE ISENÇÃO
10% das vagas preenchidas serão isentas de pagamento, destinadas exclusivamente a profissionais de saúde do Complexo HC-FMRP-USP/FAEPA. Os interessados devem LER com atenção os requisitos para pleitear a uma vaga aqui e preencher o formulário do Processo de Seleção. Dúvidas devem ser enviadas para o [email protected]
Os selecionados deverão cumprir os mesmos requisitos de frequência e nota que os demais alunos.
Disciplinas:
Disciplina 1– Parâmetros de classificação do Estado Nutricional exclusivos de crianças 0 a 2 anos, 2 a 10 anos, adolescentes e interpretação.
Disciplina 2 – Parâmetros complementares de classificação do estado nutricional e interpretação; Avaliação antropométrica nas Doenças Neurológicas e na Síndrome de Down.
Disciplina 3 – Composição corporal por impedância bioelétrica e interpretação: técnica convencional e técnica de análise vetorial; Anamnese nutricional; Recordatório 24 horas; Recordatório Habitual; Questionário de frequência alimentar.
Disciplina 4 – Manifestações clínicas de carências de vitaminas e minerais. Manifestações clínicas de formas graves de subnutrição energética e proteica.
Disciplina 5 – Interpretando exames laboratoriais relacionados à nutrição (hemograma completo; ferro; ferritina; transferrina; saturação da transferrina; albumina; pré-albumina; sódio; potássio; fósforo; magnésio; cálcio; zinco; vitaminas lipossolúveis; glicemia; hemoglobina glicosilada; frutosamina; curva glicêmica; insulina basal (HOMA IR e beta); teste de tolerância a lactose; lipidograma completo; APO-A; APO-B; homocisteína; ureia; creatinina sérica; razão albumina/creatinina na urina; PTH; amilase; lipase; bilirrubinas; ácido úrico, hormônios tireoidianos; proteína C-reativa; ácido fólico, vitamina B12; anti-endomísio IGA; anti-gliadina IGA e IGG; anti-transglutaminase – IGA; IGA e IGG totais para comparar com exames de intolerância ao glúten; TGO; TGP; gama GT; fosfatase alcalina; minerais; vitaminas).
Disciplina 6 – Necessidades energéticas de macronutrientes e de micronutrientes de crianças prematuras, de 0 a 2 anos, 2 a 10 anos e adolescentes. Cálculo das necessidades nutricionais: Idade corrigida, cronológica ou idade biológica?
Disciplina 7 – Aleitamento Materno não se questiona, se pratica; Complementos do leite materno: quais são e como indicar?
Disciplina 8 – Alimentação complementar: alimentos destinados a lactentes a partir do sexto mês de vida e crianças de primeira infância (até 36 meses de idade) e suas indicações. Técnicas de introdução alimentar (Baby Led Weaning e Baby Led Introduction to Solids).
Disciplina 9 – Fórmulas infantis, compostos lácteos e dietas enterais: composição nutricional e indicações.
Disciplina 10 – Alimentação do pré-escolar, escolar e do adolescente; Criança, adolescente e exercício físico: aspectos metabólicos e nutricionais.
Disciplina 11 – Lidando com a seletividade na escolha dos alimentos; lidando com a anorexia nervosa e bulimia nervosa.
Disciplina 12 – Abordagem nutricional na obesidade infantil.
Disciplina 13 – Abordagem nutricional nas alergias e intolerâncias alimentares; Abordagem nutricional na sensibilidade ao glúten e na doença celíaca.
Disciplina 14 – Terapia nutricional em UTI pediátrico e neonatal.
Disciplina 15 – Necessidades nutricionais em nutrição enteral e parenteral: aspectos práticos.
Disciplina 16 – Condutas nutricionais no Diabetes Mellitus e na dislipidemia.
Disciplina 17 – Condutas nutricionais nas doenças renais.
Disciplina 18 – Condutas nutricionais nas doenças gastrointestinais.
Disciplina 19 – Condutas nutricionais na oncologia e no pós-operatório.
Disciplina 20 – Atualidades no tratamento nutricional no transtorno do Espectro Autista; Dieta cetogênica.
Disciplina 21 – Fundamentos das ciências ômicas na nutrição pediátrica.
Disciplina 22 – Parte (a) Fatores determinantes do consumo alimentar: por que os indivíduos comem o que comem? Parte (b) Suplementação Nutricional: nutrientes, compostos bioativos, prebióticos, probióticos.
Disciplina 23 – Mindful Eating e comer intuitivo; Play Role: Reconhecendo estratégias de educação nutricional: técnicas de avaliação; técnicas Rapport-Building; técnicas educacionais; técnicas de mudança de comportamento com foco no fazer; técnicas de mudança de comportamento com foco no pensar/sentir; técnicas de mudança de comportamento considerando o engajamento social.
Disciplina 24 – Oficina: Montando estratégias de intervenção nutricional fibrose cística, na doença celíaca, na seletividade alimentar, na compulsão alimentar, e no Diabetes Mellitus.