A fitoterapia é uma modalidade terapêutica reconhecida mundialmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e no Brasil, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). A OMS estima que até 80% da população mundial faça uso de plantas ou de suas preparações na atenção primária à saúde.
Assim, o profissional de saúde, incluindo o médico, necessita ter conhecimento sobre a fitoterapia para adequadamente orientar seus pacientes quanto ao uso racional e seguro. Entretanto, a fitoterapia não é ensinada na maioria das escolas médicas do Brasil.
O objetivo deste curso é promover aperfeiçoamento de profissionais médicos, capacitando-os a prescrever medicamentos fitoterápicos de maneira eficaz e segura, e também a orientar a população quanto ao uso dos fitoterápicos, suas indicações, apresentações, doses, posologias, efeitos colaterais, toxicidade e interações com medicamentos convencionais.
Os profissionais que compõem o corpo docente possuem grande experiência na produção e prescrição de medicamentos fitoterápicos, há quase 20 anos, na Farmácia da Natureza. Também possuem experiência no ensino da fitoterapia desde 2013, tanto na modalidade presencial quanto à distância, sendo que o último curso atendeu a mais de 18 mil inscritos.
Para tanto, propomos a realização de um Curso de Extensão, modalidade Aperfeiçoamento por Ensino à Distância (EaD), devidamente regulamentado pela Resolução CoCEx nº 7897 de 02/12/2019.
O público-alvo do curso são profissionais médicos, e a carga horária é de 180 horas, com duração de 12 meses.
Toda a renda será revertida para manutenção da Farmácia da Natureza.