CURSO DE APERFEIÇOAMENTO A ARTE DE CULTIVAR PLANTAS MEDICINAIS (ENSINO HÍBRIDO)

20420 - Curso de Aperfeiçoamento A Arte de Cultivar Plantas Medicinais (Ensino Híbrido)

O objetivo do curso é promover aperfeiçoamento transdisciplinar à profissionais interessados no cultivo de plantas medicinais, por meio da horticultura sustentável e ecológica, do emprego de boas práticas de produção agrícola e da arte como proposta humanista no cultivo de plantas.


DESCRIÇÃO DO CURSO

RENDA REVERTIDA PARA A FARMÁCIA DA NATUREZA

A utilização de plantas medicinais em saúde remonta às origens da humanidade, com registros mais antigos datando da era paleolítica, e é extensamente difundida em diversos países como, por exemplo, China, Índia, Alemanha e Estados Unidos (WHO, 2013). Estima-se que cerca de 80% da população mundial faça uso de plantas ou de suas preparações na atenção primária à saúde (WHO, 2013). A utilização de medicamentos fitoterápicos vem sendo estimulada pela OMS desde 1978, na Declaração de Alma-Ata, e também pelo governo brasileiro (Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - Portaria GM nº 971, de 02/05/2006, e Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos - Decreto Presidencial 5.813 de 22 de junho de 2006). 

O curso terá carga horária total de 280 horas, sendo 200 horas em atividades à distância (online), 60 horas em aulas práticas presenciais e 20h na elaboração de sua Obra Prima.

As aulas práticas presenciais ocorrerão na Farmácia da Natureza, que fica no Distrito de Jurucê, Município de Jardinópolis - SP.
Link do Google Maps:  https://goo.gl/maps/WsZGmreyDR7ocu3k8  

Duração de 18 meses. 

 Período de realização: 06/05/2023 a 01/11/2024.

 

DIFERENCIAIS DO CURSO

As diretrizes da Política e Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) justificam a relevância deste curso, pois reconhece e orienta a adoção de boas práticas no cultivo de plantas medicinais, a formação técnico-científica e a capacitação no setor de plantas medicinais e fitoterápicos. Essa política visa também estimular o uso e o desenvolvimento de sistemas de produção sustentável de plantas medicinais (BRASIL, 2016a). Estes sistemas agrícolas de base sustentável corroboram com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que fazem parte da Agenda para 2030 (Ipea, 2018; CNODS, 2017). A prática da agricultura sustentável e ecológica é preponderante no cultivo de plantas medicinais, tendo sua relevância tanto para a produção em pequena escala quanto larga escala (Francisco e Capaz, 2020).

Este curso capacita o profissional a aperfeiçoar seu conhecimento teórico e prático envolvendo produção de mudas, manejo do solo, tratos culturais, colheita e pós-colheita de plantas medicinais, por meio de métodos sustentáveis e ecológicos, de modo a estabelecer uma integração transdisciplinar em relação ao conteúdo apresentado.

GRADE CURRICULAR: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 SOMOS NATUREZA
1 Introdução à perspectiva humanista no cultivo de plantas medicinais
2 Natureza, humanidade e plantas medicinais

2 PLANTA MEDICINAL
3 Apresentação da planta medicinal, Identificação botânica e Conceitos
4 Formas de crescimento e Ciclo de vida
5 Fases da planta
6 Morfologia e metamorfose vegetal
7 Metabólitos secundários
8 Aula prática: Natureza, humanidade e plantas medicinais

3 SOLO
9 Solo: um organismo vivo
10 Aspectos físicos do solo
11 Aspectos biológicos do solo
12 Aspectos químicos do solo

4 FERTILIDADE E NUTRIÇÃO
13 Fertilidade, nutrição e vitalidade
14 Matéria orgânica e plantas adubadeiras
15 Adubação ecológica
16 Aula prática: Preparação do solo vivo e adubação ecológica

5 PROPAGAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS
17 Infraestrutura e Produção de mudas
18 Multiplicação de plantas medicinais
19 Técnicas de manipulação sexuada
20 Técnicas de ativação vegetativa
21 Aula prática: Propagação, Plantio e Construção de viveiro

6 PLANTIO
22 Plantio e Planejamento do campo
23 Calendário hortícola, Croqui e Irrigação
24 Princípios do cultivo de base sustentável I
25 Princípios do cultivo de base sustentável II

7 TRATOS CULTURAIS DE PLANTAS MEDICINAIS
26 Fotossíntese, Manejo da cobertura do solo e Adubação ecológica
27 Técnicas de poda em plantas medicinais, Manejo de plantas nativas e Rotação de cultura
28 Manejo ecológico de pragas e doenças I
29 Manejo ecológico de pragas e doenças II
30 Aula Prática: Plantio e Tratos culturais

8 COLHEITA E PÓS-COLHEITA
31 Aspectos e Métodos de colheita I
32 Aspectos e Métodos de colheita II
33 Pós-colheita I: recepção, limpeza, seleção e secagem
34 Pós-colheita II: pós-secagem e processamento da droga vegetal
35 Aula prática : Colheita e Pós-colheita.

9 OBRA PRIMA: Construção do jardim de plantas medicinais

https://drive.google.com/file/d/1x_s8RvN-Dait5o9WT36tCNPLDkkhtm-g/view?usp=sharing

 

REFERÊNCIAS para leitura:
Almeida, OA (2010). Qualidade da água de irrigação. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 228 p.
Aquino, AM, Assis, RL (2005). Agroecologia: princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica.
Correia-Rickli, R. (1986). Os preparados biodinâmicos: Introdução à preparação e uso. Centro Demeter.
Dos Reis, NVB (2005). Construção de estufas para produção de hortaliças nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Embrapa Hortaliças-Circular Técnica (INFOTECA-E).
Eisenman, SW, Tucker, AO, Struwe, L. (2012). Espécimes de comprovante são essenciais para documentar o material de origem usado em investigações de plantas medicinais. Journal of Plantas Medicinalmente Ativas, v. 1, n. 1, pág. 30-43.
Goethe, JW (2019). A metamorfose das plantas. Tradução, apresentação e notas de Fábio Nascarenhas Nolasco. São Paulo: Edipro. ISBN 978-85-521-0072-0
Gonçalves, EG, Lorenzi, HJ (2007). Morfologia vegetal: organografia e dicionário ilustrado de morfologia das plantas vasculares. São Paulo: Instituto Plantarum de estudos da flora.
Izquierdo, J., Fazzone, MR, Duran, M. (2007). Manual de boas práticas agrícolas para uma agricultura familiar. Santiago-Chile: FAO.
Koepf, HH, Pettersson, BD, Schaumann, W. (1983). Biodinâmica agrícola. São Paulo: Nobel.
Pereira, AMS, Bertoni, BW, Jorge, CR, Ferro, D., Carmona, F., Morel, LJ de F., & Oliveira, M. de. (2011). Manual prático de multiplicação e colheita de plantas medicinais. São Paulo: Bertolucci.
Relf, D. (1992). Questões humanas na horticultura. HortTechnology, 2(2), 159–171.
Raij, B. van. e outros (2022). Recomendações de adubação e calagem para o Estado de São Paulo. Campinas: IAC.
Rivera, J. (2005). La Luna: o sol noturno nos trópicos e sua influência na agricultura. Servicio de Información Mesoamericano sobre Agricultura Sostenible, Manágua (Nicarágua).
Rocha, EJPL (2014). Jardins Agroflorestais: Princípios, Implantação e Manejo. IPOEMA – Instituto de Permacultura:
Organização, Ecovilas e Meio Ambiente, Brasília.
Rodrigues, VGS (2004). Cultivo, uso e terapia de plantas medicinais. Embrapa Rondônia-Documentos (INFOTECA-E).
Steiner, R. (2004). O Método Cognitivo de Goethe: Linhas Básicas para uma Gnossiologia da Cosmovisão Goethiana. Trad. Bruno Callegaro e Jacira Cardoso. 2º ed. Atual. São Paulo: Antroposófica.
Steiner, R. (2000). Fundamentos da biodinâmica agrícola: vida nova para a terra. 2. ed. Tradução de Gerard Bannwart. Editora Antroposófica.

 

 

A QUEM SE DESTINA ESTE CURSO?

Graduados em qualquer área do conhecimento, com interesse no cultivo sustentável de plantas medicinais.

O objetivo do curso é promover aperfeiçoamento transdisciplinar à profissionais interessados no cultivo de plantas medicinais, por meio da horticultura sustentável e ecológica, do emprego de boas práticas de produção agrícola e da arte como proposta humanista no cultivo de plantas.

FÁBIO CARMONA

FÁBIO CARMONA

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0681372450236315

 Médico pediatra, Mestrado (2006) e Doutorado (2009) em Saúde da Criança e do Adolescente, Pós-doutorado (2011) na Universidade de Harvard, Livre-Docência (2017) pela FMRP-USP, Professor Associado na FMRP-USP. Será o coordenador do curso, supervisionando a elaboração do material didático, ministrando parte das aulas, e realizando a avaliação dos alunos. Possui experiência de 12 anos na prescrição de medicamentos fitoterápicos no Ambulatório Fitoterápico Farmácia da Natureza, para adultos e crianças com diversas condições clínicas. Além disto, coordena um projeto de extensão intitulado “Modelo de atenção integral à saúde em população de baixa renda do município de Jardinópolis SP: utilização da Farmácia Viva” que conta com um a dois bolsistas da graduação em Medicina na FMRP-USP anualmente. Atualmente é Presidente do Departamento de Fitoterapia do Centro Médico de Ribeirão Preto e possui linha de pesquisa na área dentro do programa de pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da FMRP-USP.

ANA MARIA SOARES PEREIRA

ANA MARIA SOARES PEREIRA

Currículo Lates: http://lattes.cnpq.br/3440434999860942

Pesquisadora do Departamento de Biotecnologia Vegetal da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Química Industrial graduada pela UNAERP, adquiriu experiência em química de produtos naturais no Núcleo de Pesquisa de Produtos Naturais da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP)-USP, realizou estágio no Laboratório de Cultura de Tecido da Mississipi State University, no Departamento de Agronomia sob orientação do Professor Jeffrey Krans. Obteve grau de Mestre e Doutor em Agronomia, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Coordena a Farmácia da Natureza, localizada em Jardinópolis-SP.

MATEUS ANGELUCCI

MATEUS ANGELUCCI

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7077167299733369

  Mateus Andrea Angelucci. Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (1999), residência médica em Pediatria pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (2002), residência médica em Psiquiatria pelo HCFMRP-USP (2004), aperfeiçoamento em Psiquiatria da Adolescência pelo HCFMRP-USP (2006). Possui Mestrado em Farmacologia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP (2008). Atualmente atua como psiquiatra em clínica privada. Possui experiência no tratamento fitoterápico de doenças mentais. 

VICTOR DONEIDA

VICTOR DONEIDA

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4424732461599581

 Graduado em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Araraquara, com ênfase em Fármacos e Medicamentos. MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Atua desde 2006 em posições de treinamento técnico, vendas e consultoria em multinacionais farmacêuticas. Desde 2014, voluntário junto à Farmácia da Natureza,
uma instituição filantrópica dedicada a pesquisar e distribuir gratuitamente medicamentos fitoterápicos a partir de agricultura orgânica, sustentável e voluntária. Tem experiência em Fitoterapia, com ênfase em produção de droga vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: fitoterapia, farmácia viva e chás medicinais. 

SIMONE DE PÁDUA TEIXEIRA

SIMONE DE PÁDUA TEIXEIRA

Currículo Lates: http://lattes.cnpq.br/0340559727154565

 Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1992), mestrado (1996) e doutorado (2001) em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor associado I da Universidade de São Paulo. Tem parcerias com pesquisadores de instituições brasileiras e estrangeiras, como: Unesp, campus de Botucatu, Jardim Botânico do Rio de Janeiro, UFRJ, UFPR, Instituto de Botânica de São Paulo, FFCLRP-USP, Unicamp, CNRS-INRA, Montpellier, França, Universitá di Siena, Itália. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Comparado da Flor, Embriologia Comparada de Angiospermas, e Morfologia e Evolução de Estruturas Secretoras em Angiospermas. Mãe de dois filhos, com licença-maternidade nos períodos de outubro de 2012 a julho de 2013, e de setembro de 2016 a fevereiro de 2017

BIANCA WALÉRIA BERTONI

BIANCA WALÉRIA BERTONI

http://lattes.cnpq.br/0340559727154565

 Graduada em Ciências Com Habilitação Em Química Licenciatura Plena pela Faculdade Riopretence de Filosofia Ciências e Letras (1990), graduação em Química Industrial pela Universidade de Ribeirão Preto (1993), mestrado e Doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999; 2002).Atualmente é professora titular da Universidade de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Conservação de Germoplasma in vitro, atuando principalmente nos seguintes temas: planta medicinal, cerrado, banco de germoplasma, conservação, cultura de tecido e marcadores moleculares. Registro ORCID n° 000-0001-5935-9921.

DOUGLAS FRANCISCO

DOUGLAS FRANCISCO

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0148899870283151

  Engenheiro agrônomo graduado pela FCAVR/UNESP, Mestrado e Doutorando em Horticultura pela FCA/UNESP. Especialista em Psicologia Analítica pela PUC/GO. Especializando em Horticultural Therapy pela University of Florida. Durante 7 anos atuou no desenvolvimento de cadeias produtivas de plantas medicinais e aromáticas, sistemas de produção orgânica e de base sustentável, e Boas Práticas Agrícolas, no Departamento de Botânica do Grupo Centroflora e empresa Brazbio. Apresenta mais de 8 anos de experiência em Boas Práticas Agrícolas no cultivo de plantas medicinais e aromáticas.  


CONSULTE


20420 - Curso de Aperfeiçoamento A Arte de Cultivar Plantas Medicinais (Ensino Híbrido)

Inscrições até 06/05/2023


CERTIFICAÇÃO CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

VAGAS 50

CARGA HORÁRIA 280h

INVESTIMENTO Inscrição de R$ 350,00 + 17 mensalidades de R$ 350,00 totalizando R$ 6.300,00

PERÍODO 06/05/2023 a 01/11/2024


Compartilhe: