NEUROCIÊNCIAS E APRENDIZAGEM

20833 - CURSO DE NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM NA PRÉ-ESCOLA E NO ENSINO INFANTIL

Nas últimas décadas, o rápido avanço da Neurociência tem identificado muitos dos processos biológicos envolvidos nos mecanismos celulares e moleculares de aprendizagem. Além disso, o entendimento da importância das experiências sociais e emocionais sobre as mudanças nos circuitos neurais têm evidenciado que esta disciplina tem papel decisivo na nossa compreensão dos processos de aprendizagem e na interpretação e manejo das suas deficiências e, principalmente, no desenvolvimento de estratégia mais eficazes de ensino. Considerando-se que professores são os principais mediadores da aprendizagem durante, pelo menos, os primeiros vinte anos de atividades escolares e o papel do sistema nervoso na aprendizagem, parece necessário e urgente que a compreensão dos mecanismos neurais envolvidos nos processos de aprendizagem e que se relacionam com o desenvolvimento psicológico, façam parte da formação de educadores. Uma convergência nas descobertas da psicologia e da neurociência tem resultado em princípios da aprendizagem humana que estão promovendo mudanças significativas nas teorias educacionais e na construção de ambientes educacionais mais eficazes.


O CURSO

Nas últimas décadas, o rápido avanço da Neurociência tem identificado muitos dos processos biológicos envolvidos nos mecanismos celulares e moleculares de aprendizagem. Além disso, o entendimento da importância das experiências sociais e emocionais sobre as mudanças nos circuitos neurais têm evidenciado que esta disciplina tem papel decisivo na nossa compreensão dos processos de aprendizagem e na interpretação e manejo das suas deficiências e, principalmente, no desenvolvimento de estratégia mais eficazes de ensino. Considerando-se que professores são os principais mediadores da aprendizagem durante, pelo menos, os primeiros vinte anos de atividades escolares e o papel do sistema nervoso na aprendizagem, parece necessário e urgente que a compreensão dos mecanismos neurais envolvidos nos processos de aprendizagem e que se relacionam com o desenvolvimento psicológico, façam parte da formação de educadores. Uma convergência nas descobertas da psicologia e da neurociência tem resultado em princípios da aprendizagem humana que estão promovendo mudanças significativas nas teorias educacionais e na construção de ambientes educacionais mais eficazes.

OBJETIVOS

Ao final do curso espera-se que o aluno tenha compreendido os mecanismos essenciais de funcionamento do Sistema Nervoso, sabendo interpretar de maneira integrada as funções sensorial, motora, emocional e cognitiva com as diferentes dimensões dos processos de desenvolvimento e aprendizagem na infância, em especial a plasticidade cerebral durante o desenvolvimento nos primeiros anos de vida e nos contextos de aprendizagem da pré-escola (4-6 anos), bem como dos anos iniciais do ensino fundamental (6-10 anos). Ainda, espera-se que o aluno tenha compreendido os processos psicológicos, pedagógicos e práticas educacionais, correlacionando os mecanismos de desenvolvimento e aprendizagem no contexto escolar voltados para a construção da linguagem falada e escrita com os substratos neurobiológicos associados a elas como inteligência, memória, atenção e funções executivas.

PROGRAMAÇÃO

A educação é um processo essencial para o desenvolvimento humano que persiste por toda a vida, permitindo que as pessoas de qualquer idade se adaptem ou respondam aos desafios do cotidiano, às condições adversas de saúde e ao envelhecimento, representando riscos e oportunidades para nossa saúde, prosperidade e bem estar. A nossa habilidade de aprender é construída e executada pelo Sistema Nervoso (SN) e em particular pelo cérebro. Essa habilidade é desenvolvida, principalmente, nos primeiros anos de vida, período em que as células que formam o SN encontram os melhores ambientes para a construção dos circuitos neurais responsáveis pelo desenvolvimento das funções cognitivas que, juntas, conferem as competências essenciais relacionadas a aprendizagem como memória, atenção, inteligência, sociabilidade, desenvolvimento emocional e resolução de problemas. Os primeiros anos de vida escolar, em particular entre os 4 e 10 anos de idade, têm uma enorme importância na construção dos circuitos neurais em formação porque é no ambiente escolar que o cérebro da criança será submetido aos principais estímulos sensoriais, motores, cognitivos, emocionais e sociais. Se adequados, esses estímulos irão conferir as habilidades necessárias para que a criança, não somente se desenvolva de maneira saudável, mas terão um enorme impacto na vida sua vida adulta. Nas últimas décadas, o rápido avanço da Neurociência tem identificado muitos dos processos biológicos 11/04/2024, 10:36 Convênios https://uspdigital.usp.br/conveniousp/pcuCadastro?codmnu=6178 4/8 envolvidos nos mecanismos celulares e moleculares de aprendizagem. Além disso, o entendimento da importância das experiências sociais e emocionais sobre as mudanças nos circuitos neurais têm evidenciado que esta disciplina tem papel decisivo na nossa compreensão dos processos de aprendizagem e na interpretação e manejo das suas deficiências e, principalmente, no desenvolvimento de estratégia mais eficazes de ensino. A aprendizagem da leitura e escrita representa um dos primeiros e maiores desafios do desenvolvimento do cérebro da criança. A aquisição dessas habilidades é reconhecida atualmente como uma das principais experiências capaz de modificar a arquitetura do cérebro e a maneira como ele irá funcionar não somente na infância, mas também na vida adulta. Ao contrário da linguagem oral, que ocorre naturalmente pela exposição, pelo tempo e pelas interações sociais, a leitura e a escrita precisam ser explicitamente aprendidas. Leitura e a escrita são processos cognitivos bastante complexos, construídos culturalmente e certamente as duas mais importantes habilidades para o pleno desenvolvimento da espécie humana. Os circuitos neurais formados a partir da aprendizagem da leitura e da escrita irão regular a nossa habilidade de analisar e classificar as informações e em conjunto com a memória, atuarão como as principais ferramentas cognitivas para o desenvolvimento do pensamento, do raciocínio, da geração de novas ideias e da solução de problemas. O cérebro humano é particularmente lapidado na infância pela leitura e pela escrita, construindo redes neurais e estruturas cognitivas únicas, tornando-se instrumentos essenciais para a comunicação, aprendizagem, desenvolvimento pessoal e coletivo, propiciando as melhores oportunidades de prosperidade, saúde e bem-estar. Considerando-se que professores são os principais mediadores da aprendizagem durante, pelo menos, os primeiros vinte anos de atividades escolares e o papel do sistema nervoso na aprendizagem, parece necessário e urgente que a compreensão dos mecanismos neurais envolvidos nos processos de aprendizagem e que se relacionam com o desenvolvimento psicológico, façam parte da formação de educadores. Uma convergência nas descobertas da psicologia e da neurociência tem resultado em princípios da aprendizagem humana que estão promovendo mudanças significativas nas teorias educacionais e na construção de ambientes educacionais mais eficazes. Habilidades gerais: pretende-se que os alunos desenvolvam as habilidades de compreender o mecanismo básico de funcionamento do cérebro e a importância da memória, atenção e das funções executivas nos processos de aprendizagem na infância; entender mecanismos neurais envolvidos na comunicação e compreensão da linguagem verbal e escrita implementando estratégias que potencializam o raciocínio, a criatividade e resolução de problemas. 

PÚBLICO ALVO

Professores e profissionais da educação que atuam com o ensino infantil e fundamental (anos iniciais), diretores e gestores escolares do ensino básico, e estudantes de graduação em licenciatura.


CONSULTE


20833 - CURSO DE NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM NA PRÉ-ESCOLA E NO ENSINO INFANTIL

CERTIFICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

VAGAS 300

CARGA HORÁRIA 30 horas

INVESTIMENTO R$ 300,00

PERÍODO 05/08/2024 A 09/09/2024


Compartilhe: