NEUROCIÊNCIAS, EMOÇÕES


O CURSO

Por que um curso de Neurociência voltado para a área da Educação?

Enquanto diversas áreas do conhecimento têm identificado fatores cognitivos, emocionais, ambientais e sociais essenciais para a aprendizagem, a neurobiologia aponta os responsáveis pelos processos de aprendizagem nas suas múltiplas dimensões.

Aprender é uma das mais sofisticadas habilidades do nosso cérebro e, por isso, compreender os enormes avanços da Neurociência na educação é tão importante quanto entender as suas limitações e os seus desafios.
Este curso tem o propósito de discutir, de maneira simples e objetiva, os princípios fundamentais de funcionamento do nosso cérebro, em particular, como ele é construído em diferentes contextos. Além disso, este curso quer enfatizar a importância dos diferentes
profissionais da Educação na construção do cérebro das crianças dentro e fora do ambiente escolar.

Sobre o curso:

  • 100% EAD
  • 30 horas
  • 5 módulos
  • Certificado pela Universidade de São Paulo
  • Aulas disponibilizadas na plataforma 'Moodle USP Extensão'
  • Início: 19/08/2024   Término: 23/09/2024  Duração: 5 semanas 
  • Certificado pela Universidade de São Paulo (USP).

 

OBJETIVO

Este curso representa uma visão integrada de profissionais que atuam em diferentes áreas do conhecimento relacionadas ao aprendizado infantil. Esta é uma iniciativa que une a Neurociência com a Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Educação Física para discutir de maneira integrada os conceitos fundamentais que todos os educadores precisam conhecer sobre o desenvolvimento e as habilidades de aprendizagem das crianças.
As aulas são dadas por docentes da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (Unesp) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com o propósito de capacitar os profissionais da Educação com diferentes formações a olhar os processos de aprendizagem de maneira integrada.

Qual o conteúdo?

 

Módulo 1: Emoções nos diferentes contextos de aprendizagem.

Entender as bases neurais das emoções, avaliando os seus impactos nas diferentes habilidades cognitivas relacionadas à aprendizagem. Compreender a funcionalidade das áreas límbicas e o processamento das sensações, emoções e memórias afetivas. Entender as relações entre esses sistemas e o comportamento. Identificar o potencial deletério do estresse tóxico sobre o desenvolvimento humano e as habilidades de aprendizagem. Compreender os mecanismos neurais e endócrinos de resposta ao estresse, avaliando os fatores sociais e ambientais que agem sobre esse sistema e que influenciam os processos de memória e aprendizado.

Módulo 2: Contágio emocional nos processos de aprendizagem infantil

Entender a origem filo e ontogenética dos mecanismos neurais de contágio sensorial, emocional e comportamental, interpretando as suas consequências nos processos de aprendizagem em diferentes fases do desenvolvimento. Identificar o papel dos diferentes tipos de contágio cognitivo nos mecanismos de aprendizagem.

Módulo 3: Motivação e recompensa

Compreender e diferenciar os mecanismos neurais associados à motivação e recompensa na infância, possibilitando o planejando e a otimização de estratégias de aprendizado. Entender o prazer como um elemento essencial para a cognição, tomada de decisão, produtividade e saúde, mas que pode resultar em dependência e toxicidade emocional.

Módulo 4: Sociabilidade

Compreender a influência das relações sociais sobre o desenvolvimento do Sistema Nervoso, identificando habilidades adquiridas ou perdidas a partir destas relações. Discutiremos como as diferentes interações sociais no ambiente escolar desempenha um papel fundamental nos processos de aprendizagem infantil. Em contextos de aprendizagem as interações sociais podem se basear em
diferentes variáveis como a cooperação, a competição, o resultado pretendido, as crenças, intenções e os desejos. Estudos recentes têm mostrado como algumas dessas variáveis são processadas, codificadas e integradas pelo cérebro da criança. Nesse módulo serão abordadas as bases neurais da aprendizagem social nas fases iniciais do desenvolvimento humano.

Módulo 5: Inteligência

Sabemos hoje que áreas específicas do cérebro humano coordenam os comportamentos inteligentes. As diferenças na inteligência e na arquitetura cerebral são, em parte, hereditárias, mas também influenciadas por fatores como estímulos cognitivos, sociais, emocionais e o ambiente familiar. Neste módulo vamos discutir as estruturas cerebrais, os grupos celulares e genes relacionadas à inteligência, avaliando a importância dos estímulos a partir de contextos educacionais na construção desta habilidade no cérebro da criança.

 

 

 

 

 

 

 

 

PÚBLICO ALVO

Professores e profissionais da educação que atuam com o ensino infantil e fundamental (anos iniciais) e estudantes de graduação em cursos de licenciatura.


INFORMAÇÕES DE COMO SE INSCREVER/COMPRAR O CURSO

A compra do curso pelo candidato implicará no conhecimento e na aceitação das normas e condições estabelecidas neste Comunicado, das quais não poderá o candidato alegar desconhecimento. Neste sentido, deverá o candidato se orientar sobre todos os requisitos e condições exigidos para a compra desse curso antes de prosseguir com a inscrição e pagamento da respectiva taxa. Efetuada a compra do curso, não haverá devolução da taxa em hipótese alguma, salvo em casos de cancelamento e/ou anulação do Curso.


Antes de se inscrever o aluno deverá: 

a) 
Consultar o contrato de adesão do curso pelo link:

 

O mesmo também será disponibilizado no momento da compra para ciência e concordância dos termos.

Os candidatos serão aceitos por ordem de inscrição até completar o número de vagas disponíveis.

Para efetuar a compra do curso:

O candidato deverá efetuar compra exclusivamente na plataforma de vendas FAEPA pelo endereço eletrônico: 

https://cursos.faepa.br/cursos-extensao-universitaria---usp/54/20835-curso-de-neurociencia-emocoes-motivacao-sociabilidade-e-inteligencia-no-ensino-infantil-e/

As vagas são limitadas e por ordem de inscrição.

Depois que você efetuou a compra do curso na FAEPA você deve IMPRETERIVELMENTE fazer o seu cadastro no Sistema Apolo USP. Somente após o seu cadastro no Sistema Apolo USP ser concluído com sucesso você receberá por e-mail da coordenação do curso com um código de acesso à Plataforma de Ensino Moodle e as devidas orientações. Essas etapas são inteiramente da RESPONSABILIDADE DO CANDIDATO ao curso.

Concluiu a compra do curso na FAEPA? Siga os passos:

Entre no link/página abaixo para fazer o seu cadastro (OBRIGATÓRIO) no Sistema Apolo USP.

https://uspdigital.usp.br/apolo/

Para se cadastrar você deve acessar à esquerda (Público):

1. Clique no item "Fazer Inscrição";

2. Selecione a Unidade para visualizar os cursos disponíveis para inscrição on-line: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

3. Selecione o Curso/Atividade: Neurociência e aprendizagem na pré-escola e no ensino infantil: como o cérebro aprende a ler e a escrever. _ 2024.

4. Insira o seu CPF e click em Avançar

5. Insira seu e-mail e data de nascimento, repita os caracteres de confirmação e clique em "Avançar";

6. Preencha com os dados solicitados. Para isso você deve ter em mãos o seu CPF, informações contidas no seu documento de Registro Geral (não apenas o número do RG), CEP e endereço completo da residência, dentre outros.

7. Após a conclusão do cadastro no Sistema Apolo USP você receberá um e-mail automático de confirmação do seu cadastro concluído com sucesso e os dados do curso.

Concluída essa etapa você deverá aguardar um e-mail da coordenação do curso ([email protected]) com as orientações para acesso à Plataforma de Ensino Moodle.

O NÃO CADASTRAMENTO no Sistema Apolo USP, mesmo com a compra do curso efetuada, implicará na impossibilidade de acesso à Plataforma de Ensino Moodle. Também não serão validados cadastros no Sistema Apolo USP sem a prévia efetuação da compra do curso no site da FAEPA.

Posteriormente será solicitado que o candidato envie a cópia do Diploma de Graduação (frente e verso) em pedagogia, ciências, psicologia, fonoaudiologia ou terapia ocupacional ou documento comprobatório de estar cursando graduação em licenciatura para o e-mail:

[email protected] com o título: DOCUMENTAÇÃO.Somente serão aceitos documentos em formatos: PDF, JPEG ou JPG.

Os certificados serão emitidos para aqueles que efetuarem a compra, cadastrarem-se no Sistema Apolo USP, acessarem a Plataforma de Ensino Moodle e concluírem o curso respeitando os critérios de avaliação e frequência.

Política de Isenção: A gratuidade das vagas será oferecida da seguinte forma: 27 vagas para professores da rede pública de ensino infantil e fundamental; 10 vagas para professores da Escola de Aplicação da FE-USP e 18 vagas para estudantes de graduação de cursos de licenciatura. Em cada um dos grupos o oferecimento da gratuidade ocorrerá por sorteio. Para participar você deverá efetuar todas as etapas descritas anteriormente: comprar o curso na FAEPA, cadastrar-se no Sistema Apolo USP e ter acesso à Plataforma de Ensino Moodle. Os contemplados pela gratuidade receberão o reembolso dos valores pagos.

As dúvidas quanto ao curso deverão ser enviadas para o e-mail:

[email protected]

 


CONSULTE



CERTIFICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

VAGAS 50

CARGA HORÁRIA 30 horas

INVESTIMENTO R$ 300,00

PERÍODO 19/08/2024 a 23/09/2024


Compartilhe: